terça-feira, 7 de setembro de 2010

Vitiligo

Faz hoje um ano, nas urgências de dermatologia do HSM, e depois de um mês de tratamento no combate ao que o meu médico de família pensava ser Pitiríase Versicolor, que me foi diagnosticado VITILIGO!
Não fosse eu fã do Michael Jackson, nunca teria ouvido falar em tal coisa... mas como sou, e conheço minimamente a doença, passou-me logo várias imagens pela mente!!!

Para quem não conhece, o VITILIGO é uma doença não-contagiosa em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele. A sua causa ainda não é bem compreendida, embora o factor auto imune pareça ser importante. Essa despigmentação ocorre geralmente em forma de manchas brancas de diversos tamanhos e com destruição focal ou difusa. Pode ocorrer em qualquer segmento da pele, e os locais mais comuns são a face, mãos e genitais. Os pêlos localizados nas manchas de vitiligo podem tornar-se esbranquiçados. O local atingido fica bastante sensível ao sol, podendo ocorrer sérias queimaduras caso exposto ao sol sem protector, conferindo um risco para o desenvolvimento de cancro de pele. (fonte Wikipédia)

Ora, depois de um ano de mentalização, hoje convivo muito bem com o meu amigo Vitiligo!
Mas os primeiros meses não foram fáceis... tive muito medo que a doença desenvolve-se rapidamente e me deixa-se toda "malhada"... esse medo levou-me a fazer tratamento de fototerapia... tratamento que tive que interromper por me estar a danificar o fígado!
Por isso agora o único tratamento que faço são o uso de umas pomaditas, que são muito caras... e que o Estado não comparticipa, pois os problemas de pele ainda não são vistos como doenças... mas sim como caprichos de beleza!
O vitiligo não é uma doença maligna... mas pode alterar (e muito) o nosso aspecto exterior... e por esse motivo podemos sofrer discriminações... e o facto de não gostarmos daquilo que o nosso espelho reflete, pode afectar em muito nosso psicológico!

As minhas manchas são até à data muito pequenas, para quem não sabe, até indetectáveis!
Estão situadas nos lábios, no pescoço, no peito e órgão genital!
As causas do meu vitiligo deve estar relacionado com doenças auto-imunes, pois tenho também um problema na tiróide resultante do mesmo problema (assunto a desenvolver noutro tópico)!

Até agora o Vitiligo ainda não mudou muito o meu exterior nem as minhas rotinas!
Somente tenho que por aquelas pomaditas diariamente (mas há uns mesitos que não lhes toco), e na praia acabaram as tardes ao sol à procura daquele bronze de fazer inveja... protector 50 e sempre à sombra do chapelinho... isso sim é regra... pois não queremos proximidades com aquele que o nome não deve ser pronunciado (cancro de pele)!

1 comentário:

Anónimo disse...

Também tenho vitiligo e também devido a um probleminha na tiroide gostaria de saber se teve progressos susana.sersocial@hotmail.com