quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Isto revolta-me!!!

Eu sei que estou quase a ser mãe e que a minha visão das coisas pode vir a mudar, mas mesmo assim há coisas que neste momento não consigo perceber.

Não consigo perceber como é que há filhos com mais de 30 anos que continuam a depender dos pais... e não só economicamente.
Eles têm uma ambição desmedida, que vai para além das suas possibilidades... mas querem... e ponto final. Por isso tratem os paizinhos de fornecerem o que for necessário para não os fazerem infelizes.

Dizem-se super autónomos mas...
- É a mamã que vai lá a casa fazer as limpezas, passar a roupa, encher o frigorífico e deixar já algumas refeições preparadas, que é para o filho quando sair do seu part-time (sim que full-time ocupa muito tempo) não se cansar.

- Quase todos os fim-de-semana ficam com os netos para o casal ter alguma privacidade.

- Ajudam na prestação da casa e na comida, porque o filho têm que ir todos os anos de férias às Caraíbas, a prestação do Audi é muito alta, e a roupa têm que ser da Sacoor.

- Vão buscar todos os dias os netos ao colégio porque a filha decidiu tirar agora a licenciatura e não têm tempo para os filhos que decidiu sozinha que queria ter.

And so on...

É verdade, sou uma BESTA e não compreendo estes comportamentos... tanto de pais como de filhos.

O comportamento dos pais que continuam a achar que é sua obrigação e matam-se a trabalhar para dar aos filhos aquilo que nunca tiveram.
Eu sei que todos os pais querem o melhor para os filhos, mas uma coisa é ajudar... outra é serem explorados.

O comportamento dos filhos, que não passam de sangue-sugas, de seres humanos egoístas com prioridades trocadas. Que querem mostrar à sociedade um nível de vida que não depende só do seu suor. E o mais grave de tudo, são muitas vezes mal agradecidos, achando que os pais não fazem mais que a sua obrigação e que estão neste mundo para serem seus servos. E são muitas vezes esses filhos que, no dia em que os pais deixam de ter algo para lhes oferecer mas necessitam de algum auxilio, são os primeiros a bater com a porta.

Tenho uns pais bestiais que não me ajudam em nada. E mesmo assim são bestiais :)
E sabem porquê? Porque até à data em que eu decidi sair de casa nunca me faltaram com nada e sempre me apoiaram e ajudaram naquilo que precisei... mas, a partir do momento que eu decidi ser autónoma e tomar as rédeas da minha vida, eles deixaram de assumir responsabilidades sobre as minhas decisões.
- Se eu decidi comprar casa e carro, tenho que ter consciência se posso pagar a prestação, o seguro, o combustível, a revisão, condomínio...
- Se eu decidi viver sozinha, tenho que ter consciência que uma casa precisa de limpeza e manutenção e que terei de ser eu a ter tempo para o fazer, ou então, ter dinheiro para pagar a alguém que o faça por mim.
- Se eu decidi ter filhos, sei que tenho que abdicar de certas coisas e ter recursos financeiros para pagar o colégio e as fraldas e provavelmente o mestrado vai ter de ficar por fazer por mais uns tempos.
- Não há dinheiro para ir à Rep. Dominicana? Paciência! Vai-se para Carcavelos, porque o sol é igual em todo o mundo!

Os meus pais têm possibilidades? Agora têm... mas viveram algumas privações para me criar, e agora que têm algumas possibilidades é altura de gozarem um pouco a vida e de fazerem coisas que até agora nunca fizeram. E se eu lhes tira-se essa possibilidade agora, que pode ser a última oportunidade que eles terão para aproveitarem o que esta vida tem de bom, para eu gozar de todos os luxos que eles nunca tiveram, não acham que seria o bicho mais egoísta ao cimo da terra?

Sei que no dia que eu precisar verdadeiramente, eles estarão sempre disponíveis para me ajudar... e serão os primeiros a quem recorrerei... mas terá de ser mesmo uma grande necessidade... e nesse dia já não terei Internet nem TV cabo, nem dinheiro para o ginásio, unhas de gel, cabeleireiro, cinema e restaurantes. Se é que me entendem...

Claro que há dias em que vou jantar a casa dos meus pais e que até trago 3 tupperwer's para casa...
Claro que existirão dias que eles ficaram com o neto para eu poder ir ao cinema...
Claro que sim, mas tudo com muita moderação e tendo sempre em mente que eles têm vida própria... e que isso é um favor que me fazem... nunca uma obrigação.

Mas começa a tornar-se difícil arranjar pessoas da minha idade com o mesmo pensar que eu...
Ou então concordam com o meu ponto de vista mas, sabemos que na prática não é isso que praticam.

Por isso pergunto-me: "Este mundo anda perdido, ou sou eu que sou mesmo uma BESTA?"

1 comentário:

Miss Scarlet disse...

Olá,
Não, não és uma besta, o mundo é que está todo ao contrário. Penso exactamente como tu. tenho casos na família que são iguaizinhos aos que descreves no post. Ainda ontem estive com uma avó que me contava que disse ao filho que no Domingo não poderia ficar com a neta pois queria ir sair. Ao que ele respondeu: "se não podia devia ter avisado mais cedo". Isto depois da avó ficar com a miúda a semana inteira e agora também se habituaram ao fim-de-semana. Eu fico doida com estas coisas. Ainda não sou mãe, mas quando for e se disser alguma idiotice destas já pedi ao meu marido para me dar um estalo bem dado! Os avós não têm obrigação de nada, mas existem muitos filhos que ainda não perceberam isso!