sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Odeio Outsourcing...


E logo eu tinha que vir parar a uma empresa destas!!!
(Ai não... que fui eu dizer... a minha empresa não é de outsourcing... pelos menos eles não se apelidam assim... são prestadores de serviços de gestão... que erro crasso o meu... sai 2 chicotadas para mim!!!)

O que chamar a uma empresa que pede o triplo ao cliente do que paga ao funcionário??? Que o colaborador está nas instalações do cliente, largado às feras, sem apoio nenhum???

Ah pois, não é outsourcing... é "coise"...
Odeio Outsourcing pois para mim é simplesmente a exploração de quem trabalha...
É mais uma maneira de fugir ao código do trabalho e escravizar quem trabalhar pelo menor preço.

Agora vão me dizer: mas o outsourcing serve para uma empresa contratar um serviço pontual para o qual não tem na sua empresa elementos disponíveis/qualificados.
Estou há 5 anos no "cliente"... acham que isto é um serviço pontual?
- E porquê que o cliente não contrata uma pessoa para essa função? - perguntam vocês.
Porque muitas vezes andam a despedir pessoas do quadro da empresa, com a desculpa que não têm trabalho para as mesmas, e depois não pode contratar ninguém... e mesmo que pudessem, é sempre melhor o outsourcing (mesmo que saindo mais caro que pagar um vencimento), porque assim não têm qualquer vinculo com a pessoa em questão... nem têm que se preocupar com 13º e 14º meses, nem com baixas, nem com maternidades, nem com coisa nenhuma... pagam e querem o serviço feito! Simples.

Do outro lado temos os sangue-sugas, donos das empresas de outsourcing... que acham que as pessoas são meros números... e a equação é fácil:

Valor a cobrar ao cliente - Ordenado do colaborador = LUCRO

Logo o importante é o valor a cobrar ao cliente ser o máximo possível (tendo em conta os valores de mercado), o valor do ordenado do colaborador ser o mais baixo possível para rechearem bem os bolsos à conta do trabalho dos outros.

Agora não me digam que Outsourcing não é exploração...

Este post é digno do mês de Janeiro, pois é em Janeiro que sou
avaliada pela minha empresa e que daí advém o meu aumento...
Esta é uma das razões pelo que Janeiro me deixa
á beira de um ataque de nervos!!!


2 comentários:

lady.bug disse...

é uma forma da empresa (o teu cliente) se desresponsabilizar face ao colaborador.
é para isso que o cliente paga tanto à tua empresa de outsourcing.

fica mais caro, mas não há vínculo directo.

se eu concordo com isto? não, apenas no caso de funções altamente especializadas. mas essas fogem ao outsourcing!

TAB disse...

Pois é verdade!
Mas quem se lixa é sempre o mexilhão! :(