sexta-feira, 29 de junho de 2012

Princípio Básico

Não se pode fazer omeletes sem ovos.
E isto não é só um princípio de gestão... é um principio de vida, nem sempre aplicado!

Não devia-mos casar/juntar sem amor, respeito e vontade de partilhar.
Não devia-mos assumir uma responsabilidade se não a queremos cumprir.
Não devia-mos ter filhos se não temos paciência.
Não devia-mos falar se não estamos dispostos a ouvir.
Não deviam-os atiçar aquilo que não sabemos se temos força para segurar.

Mas já estou a divagar...

No que respeita a gestão: "não devemos comprar aquilo que não podemos pagar".
É simples? Parece mas não é!!!

Com a panóplia de truques existentes no mercado que promovem o consumismo com o tentador lema do "compre hoje - pague amanhã", fica difícil resistir.


Os meus truques: 
Não tenho cartões de crédito de espécie alguma. Isto é uma medida bastante radical, eu sei, mas até hoje ainda não senti necessidade de adquirir nenhum.
Para quem têm cartões de credito por necessidade (viagens, compras online, etc), acho bem... desde que NUNCA se esqueçam que aquele dinheiro é virtual e que terá de ser SEMPRE reposto por dinheiro REAL.E o ideal é ser reposto no mesmo mês para não dar azo a JUROSPois os Juros são desperdício, é dinheiro gasto sem contrapartida.


Tenho conta-ordenado (para quem não sabe o que é pode ver aqui), mas faço de conta que não tenho.
Somente nalgum mês que tenho uma despesa extra é que utilizo, mas com consciência que no mês seguinte têm que ficar reposto.
Em muitos casos que conheço, a não-reposição gera uma bola de neve que no extremo faz com que no dia da pessoa receber o vencimento, fique automaticamente sem ele, pois é para liquidar o plafond gasto.

Fujo de prestações como o Diabo da Cruz. Tirando a casa e os carros, acho que as prestações não se justificam. Se podemos pagar uma prestação, é porque podemos despender daquele dinheiro. Se podemos, porque não guarda-lo por uns meses e depois de ter o total que precisamos, efectuamos a compra? É que o presente é certo... quanto ao futuro??? E para mim prestações é brincar com o futuro.

O problema é que geralmente temos fome de muitas omeletes e poucos ovos e para mim só temos duas opções, ou fazemos regime ou tentamos aumentar os ovos (de maneira legal, obvious).


Sem comentários: